quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

EMPLACOU

Foi confirmado o que vinha sendo comentado desde o final de semana. O deputado federal maranhense Pedro Novais será mesmo ministro. Ontem a presidenta eleita Dilma Rousseff convidou-o para assumir o Ministério do Turismo. Novais é veterano na política. Pouco aparece, mas não perde uma eleição. Nascido em 07/07/1930 em Coelho Neto-MA, ele está no sexto mandato (83/87 91/95 95/99 99/03 03/07 07/11) e foi reeleito para a próxima legislatura. Já integrou por 14 vezes a Comissão Mista de Orçamento. Na manhã de ontem, o deputado ficou cerca de 1 hora na Granja do Torto, onde conversou com Dilma. Pedro Novais é cota do PMDB, indicado por José Sarney, com aval do líder da bancada, Henrique Eduardo Alves, do Rio Grande do Norte. É o Maranhão emplacando dois representantes no Ministério de Dilma. O outro é Edison Lobão (Minas e Energia)
fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Deu no Jornal O Estado de São Paulo: Descoberta de empresas e serrarias fantasmas em Açailândia e Itinga do Maranhão.

Documentos de Origem Florestal (DOF) emitidos em Açailândia legalizam quantidades astronômicas de madeiras retiradas ilegalmente na Amazônia.


Um esquema que envolve a criação e a homologação de empresas fantasmas por parte do poder público tem garantido fraudes contínuas na emissão de Documentos de Origem Florestal (DOF), levando à legalização de astronômicas quantidades de madeira retiradas ilegalmente na Amazônia.

Na região de Açailândia e Itinga do Maranhão - respectivamente a 575 e 670 quilômetros ao sul da capital São Luís -, por exemplo, a Gerência Executiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Imperatriz vistoriou os dados das guias usadas por seis empresas e descobriu que elas são fantasmas - não têm endereço, pátio ou serraria. Mesmo assim, elas movimentaram, de 2009 até o primeiro semestre deste ano, 58.780 metros cúbicos de madeira serrada (o suficiente para encher cerca de 2 mil carretas) e 201 mil metros cúbicos de carvão (3.665 carretas).

O Grupo Estado obteve uma cópia do relatório. Os endereços fornecidos ao poder público pelas seis empresas foram todos visitados pela reportagem na. Uma das empresas está numa rua - Bartolomeu Igreja, Centro -, em Açailândia, que não existe. Diante da dúvida, o Estado foi à prefeitura para ver o mapa da cidade. De fato, não há na região do centro de Açailândia nem nos bairros vizinhos nenhum logradouro que se chame ou tenha nome parecido com Bartolomeu Igreja.

Num único dos seis casos foi possível descobrir a pista de uma dessas empresas fantasmas. Na saída de Itinga para Açailândia existe a Madeireira Alto da Pipira, que funciona regularmente, com documentação e tudo. De acordo com os proprietários, os irmãos Maurício e James Aguiar, em julho de 2007 eles arrendaram o local para uma pessoa conhecida por Izaque Leal de Almeida, que lá tocou a Madeireira Mundo Novo. Mas o contrato foi desfeito no primeiro semestre do ano passado.

De acordo com a Gerência do Ibama de Imperatriz, na segunda maior cidade do Maranhão, mesmo sem sede e sem pátio, a empresa Mundo Novo ainda declarou ter 47.572 metros cúbicos de carvão vegetal e 8.667 metros cúbicos de carvão.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.