quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Teresina fecha o cerco a pacientes de outros estados e municípios

As inúmeras caravanas de pacientes que partem de outros estados principalmente do Maranhão, Pará, Tocantins e Ceará com destino a Teresina em busca de atendimento médico provoca duas situações bem adversas para a capital do vizinho Piauí: debilita o atendimento do SUS para os
teresinenses, mas também aquece sua economia. Os milhares de pacientes que buscam a assistência médica gratuita do SUS, gastam com transporte, hospedagem, alimentação, remédios e acabam aproveitando o turismo da saúde para algumas comprinhas nas grandes feiras livres instaladas em praças da capital.
Para não perder essa fatia econômica e organizar a evasão de recurso provocada pela invasão de pacientes de outras plagas, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina está colocando em prática medidas a princípio dolorosas para pacientes de outros municípios que estão sendo devolvidos independentemente da gravidade, porém práticas e organizadoras do atendimento do SUS. Proto Socorro HGVA partir de agora, nenhum paciente poderá marcar consulta direto no Hospital Getúlio Vargas (de grande resolutividade), como ocorria até então.
Qualquer paciente de Teresina que precise ser atendido pelo sistema SUS terá que ter a sua consulta inicial marcada através da Estratégia Saúde da Família do bairro onde mora; caso contrário, o SUS não pagará os procedimentos médicos realizados por aquele paciente e o médico, clínica ou hospital que os realize deixará de receber pelo serrviço.
Pacientes do interior do Piauí.
Já os pacientes do interior do Piauí, para terem atendimento em Teresina, precisam que o secretário de Saúde do referido município consiga uma autorização através da Central de Regulação o Estado (Ceras). Só assim ele terá acesso ao SUS e, por conseguinte, ao
tratamento gratuito. Para isso a Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina e a Secretaria de Estado da Saúde já firmaram acordo.
Pacientes do Maranhão e de outros estados.
Rodoviária de Teresina PIOs pacientes vindos do Maranhão e de outros estados em busca de tratamento pelo SUS em Teresina só terão acesso ao sistema se o município, onde eles moram, fizer uma pactuação com o município de Teresina para que eles tenham direito este tratamento.
Outras mudanças.
Os hospitais de Teresina vão utilizar as cores para mostrar a gravidade do paciente que acaba de chegar na urgência e onde ele poderá ser atendido. É a nova medida que foi adotada pelo Ministério da Saúde.
O paciente classificado com a cor vermelha – prioridade 0 (zero) é considerado caso muito grave em que o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato. Na cor amarela – prioridade 1, o caso também é grave, mas pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.
As demais cores, verde – prioridade 2 e azul – prioridade 3, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte, assim o atendimento poderá ser iniciado no Hospital de Urgência de Teresina e em seguida encaminhado para outros hospitais.
Fonte: http://colunas.imirante.com/tacitogarros

2 comentários:

  1. Nós aqui de ITINGA somos candidatos fortes à morte. TEREZINA não aceita. AÇAILÂNDIA não aceita. IMPERATRIZ já tá saturada e falando de ao aceitar pacientes de outros municípios. No Hospital Municipal não tem medicos, remédios e nem laboratórios. É pedir a Deus para não adoeçer, pois somos candidatos fortes à morte...

    ResponderExcluir
  2. E realmente lamentavel, o que sera das pessoas com essa calamidade na saude, e cada dia que passa fica mais dificil, e na realidade o estado do Piaui esta correto porque cada estado é responsavel pelos seu povo. O que acontece em Imperatriz, a demanda e muito grande pois vem pessoas dos estados do: PARA, TOCANTINS, DAS CIDADES VIZINHAS, entao quem fica no lucro? os outos estados (para e tocantinhs) que recebe o repasse e nao tem despesas com a saude... Peço a Deus que tenha MISERICORDIA DE TODOS NOS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre qual quer matéria postada.
Ou mande sua matéria para e-mail: beminformada.itinga@gmail.com