quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Teresina fecha o cerco a pacientes de outros estados e municípios
teresinenses, mas também aquece sua economia. Os milhares de pacientes que buscam a assistência médica gratuita do SUS, gastam com transporte, hospedagem, alimentação, remédios e acabam aproveitando o turismo da saúde para algumas comprinhas nas grandes feiras livres instaladas em praças da capital.
Para não perder essa fatia econômica e organizar a evasão de recurso provocada pela invasão de pacientes de outras plagas, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina está colocando em prática medidas a princípio dolorosas para pacientes de outros municípios que estão sendo devolvidos independentemente da gravidade, porém práticas e organizadoras do atendimento do SUS. Proto Socorro HGVA partir de agora, nenhum paciente poderá marcar consulta direto no Hospital Getúlio Vargas (de grande resolutividade), como ocorria até então.
Qualquer paciente de Teresina que precise ser atendido pelo sistema SUS terá que ter a sua consulta inicial marcada através da Estratégia Saúde da Família do bairro onde mora; caso contrário, o SUS não pagará os procedimentos médicos realizados por aquele paciente e o médico, clínica ou hospital que os realize deixará de receber pelo serrviço.
Pacientes do interior do Piauí.
Já os pacientes do interior do Piauí, para terem atendimento em Teresina, precisam que o secretário de Saúde do referido município consiga uma autorização através da Central de Regulação o Estado (Ceras). Só assim ele terá acesso ao SUS e, por conseguinte, ao
tratamento gratuito. Para isso a Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina e a Secretaria de Estado da Saúde já firmaram acordo.
Pacientes do Maranhão e de outros estados.
Rodoviária de Teresina PIOs pacientes vindos do Maranhão e de outros estados em busca de tratamento pelo SUS em Teresina só terão acesso ao sistema se o município, onde eles moram, fizer uma pactuação com o município de Teresina para que eles tenham direito este tratamento.
Outras mudanças.
Os hospitais de Teresina vão utilizar as cores para mostrar a gravidade do paciente que acaba de chegar na urgência e onde ele poderá ser atendido. É a nova medida que foi adotada pelo Ministério da Saúde.
O paciente classificado com a cor vermelha – prioridade 0 (zero) é considerado caso muito grave em que o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato. Na cor amarela – prioridade 1, o caso também é grave, mas pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.
As demais cores, verde – prioridade 2 e azul – prioridade 3, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte, assim o atendimento poderá ser iniciado no Hospital de Urgência de Teresina e em seguida encaminhado para outros hospitais.
Fonte: http://colunas.imirante.com/tacitogarros
Cassação de prefeitos é resultado da corrupção da Frente de Libertação de Jackson e José Reinaldo
Discurso ensaiado o de Marcelo Tavares, por que usado também por membros do PDT e do PSDB, exatamente os próceres da “ex-frente de libertação do Maranhão”.
eduardodominiciE o que foi a “Frente de Libertação”? Simplesmente o maior esquema de corrupção eleitoral já montado no Maranhão, com influência direta nas eleições de 2006 e 2008.
graxalEssas cassações são exatamente o resultado dessa corrupção. Que resultou, primeiro, na eleição de Jackson Lago (PDT) para o governo, e, depois, na eleição de vários prefeitos com evidente abuso de poder econômico.
aldenir-041109Essas ações, agora julgadas pela Justiça Eleitoral, começam a desembocar, fatalmente, em cassações. Não há outro caminho diante das provas.
É só ver a lista dos cassados: Chico da Cerâmica (Cajapió); Lauro Graxal (Mata Roma), Aldenir Santana (Urbano Santos), Eduardo Dominici (São João Batista) e Irene Soares (Presidente Dutra) só para ficar em alguns.
Graxal é de ninguém menos que o prefeito usado pelo ex-chefe da Casa Civil, Aderson Lago (PSDB), no esquema que desviou R$ 5 milhões da secretaria de Saúde reinaldista.
chico-da-ceramicaAldenir Santana, do PDT, também desviou recursos públicos da saúde, como provam, inclusive cópías de cheques anexadas ao seu processo eleitoral.
Chico da Cerâmica é o prefeito de Marcelo Tavares em Cajapió, ligado ao esquema do tio do deputado desde os tempos em que era vice.
Eduardo Dominici é ninguém menos que o filho de João Cândido Dominici, pego com a boca na botija no esquema de “construção’” de estradas fantasmas no governo reinaldista.
Irene Soares foi ponta-de-lança da eleição fraudulenta de Jackson em Presidente Dutra, depois agraciada com o mesmo esquema dos convênios para se eleger no município. Tanto que, segundo pedetistas, ligou para Jackson assim que soube da cassação.
Todos estes prefeitos foram ícones da corrupção montada pelo tio de Marcelo Tavares, José Reinaldo Tavares (PSB), para eleger Jackson em 2006, com um derrame de dinheiro público nunca visto na história.
Depois, todos eles usaram o mesmo esquema reinaldista para se eleger prefeito em 2008, denunciado com base em provas incontestes.
Por isso, tem razão o deputado Marcelo Tavares: só os prefeitos balaios estão sendo cassados.
Simplesmentes porque foram eles os vetores da corrupção do tio José Reinaldo…
fonte:http://colunas.imirante.com/marcosdeca
sábado, 28 de novembro de 2009
AUSÊNCIA
fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br
agora se pode perguntar: Onde estava a senhora VETE BOTELHO, que vive dizendo que viaja defendendo os interesses do município de ITINGA DO MARANHÂO?
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Conferência discute direito ao acesso e à qualidade na educação
Para o promotor de Defesa da Infância e Adolescência, Márcio Thadeu Silva Marques, a conferência representa um passo importante na democratização e controle das políticas da educação e da participação popular, o que, segundo ele, propiciará um melhor conhecimento da percepção da educação em todo o estado, a partir da visão dos seus operadores, clientes e colaboradores.
O estudante da educação superior em Chapadinha, Jhonny Gomes, falou da importância das discussões que envolvem o setor na Comae. Para ele, a conferência possibilitará a garantia de políticas públicas voltadas para o acesso e democratização neste nível de ensino. "Esta conferência é um espaço democrático no qual todos têm voz ativa, contribuindo assim para melhoria da qualidade da educação em todos os níveis e modalidades", disse.
A professora de Sociologia do Centro de Ensino Cidade Operária II, Sidma Maia, destacou que as discussões serão determinantes para o futuro da educação. Ela citou como exemplo os debates em torno do financiamento da educação, favorecendo a ampliação dos repasses destinados à educação.
Organizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Comae será realizada até esta sexta-feira (27), com o debate das propostas para o campo educacional maranhense, envolvendo os três níveis de educação: básica, superior e profissional. As proposições do Maranhão serão levadas à Brasília para serem submetidas à aprovação na Conferência Nacional de Educação (Conae).
fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br
Prefeita Vete Botelho dá calote em professores e manifestaçoes são cotidianas
Itinga do Maranhão - Essa é apenas mais uma prova do desmando que vem acontecendo em Itinga do Maranhão na administração da prefeita Vete Botelho (PDT). Sabemos que o FUNDEB – Fundo da Educação Básica tem repassado de forma religiosa todos os meses os recursos destinados à educação, no entanto em Itinga a mandatária do município em comum acordo com o secretário municipal de educação professor Samuel Cardoso, resolveram encerrar o ano letivo da Zona Rural no dia 30 de novembro para não terem que pagar os professores que lá lecionam o mês de dezembro. Segundo fonte da própria administração também não será pago aos docentes, férias proporcionais e 13º salário do turno o qual os mesmos são contratados.
Vale salientar que o professor que entrar na justiça para receber o que é seu por direito não será contratado no ano de 2010 para exercício do magistério ressaltou o membro da SEMEC. Agora nos vem duas perguntas, para onde vai este dinheiro? E o que o SINTEEIMA e as autoridades de Itinga do Maranhão e do Estado farão a esse respeito? Ou se toma uma providência urgente ou essa cidade se tornará mais um exemplo dos desmandos da administração do PDT em nosso Estado.
fonte:wilton lima.com
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
CPI do Itinga
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Mortes por falta de UTIs
Fonte: http://colunas.imirante.com/joaorodrigues
Infelizmente o nosso município de ITINGA DO MARANHÃO está na relação dos que apenas compram a AMBULÂNCIA e encaminham os pacientes para Imperatriz, pois o HOSPITAL MUNICIPAL DE ITINGA além de não ter nenhuma estrutura para socorro médico, o poder público deixa a desejar quando não contrata PROFISSIONAIS DA SAÚDE suficientes, fecha o laboratório de análises clínicas e também o laboratório de Raio X, não faz Ultrassom e outros exames mais delicados.
Quem dera um dia tivéssemos pelo menos uma UTI infantil!!! Isso é um sonho para um futuro muito, mas muito longínquo. INFELIZMENTE...
TODOS MUNICIPIOS MARANHENSES GANHARÃO NOVAS VIATURAS POLICIAIS
O anúncio foi feito pela governadora Roseana Sarney, no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, durante o lançamento do programa Viva Gente. Roseana que herdou de governos insensatos números assustadores na área da segurança publica, tem feito nestes ultimos sete meses um esforço grande para melhorar o combate a violência e a criminalidade no estado.
A entrega de 276 novos carros para a policia em outubro, é a prova inconteste de um governo que se propõe a cuidar de gente.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
TCU CONDENA EX-PREFEITO DE AÇAILÂNDIA...
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou solidariamente Deusdedith Alves Sampaio e Dalvadísio Moreira dos Santos, ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Açailândia (MA), ao pagamento de R$ 402.223,15, valor atualizado, por não comprovarem a boa e regular aplicação de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao município. A verba foi utilizada, indevidamente, na aquisição de materiais de construção, cujo destino não foi esclarecido, e no pagamento de aluguel do imóvel que abrigava a Secretaria de Saúde de Açailândia.
O ex-prefeito ainda terá que pagar a quantia de R$ 9.985,00. Os dois foram multados individualmente em R$ 9 mil. O TCU autorizou a cobrança judicial das dívidas. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.
Por Wilton
Weverton Rocha parece debochar do povo maranhense…
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
PESQUISA REVELA: BRASILEIRO LÊ UM LIVRO POR ANO
Um levantamento do Instituto Pró-Livro confirma: 77 milhões de brasileiros não são leitores e deles 21 milhões são analfabetos. Ainda segundo o Instituto, apenas 95 milhões de brasileiros leem,em média, 1,3 livro por ano. Quando incluída a leitura obrigatória de obras didáticas e pedagógicas, esse número sobe para 4,7. Os dados estão na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados em 2007.
Com a terceira edição da Feira do Livro de São Luís que entra hoje em seu segundo dia na Praça Maria Aragão, os brasileiros do Maranhão terão a oportunidade de melhorar essa triste estatística.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a população lê, em média, 11 livros por ano. Já os franceses leem sete livros por ano, enquanto na Colômbia, a média é de 2,4 livros por ano. Os dados, de 2005, são da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que integram o Instituto Pró-Livro. As informações estão no Jornal o Globo.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Açailândia: Irmão Carlos já é deputado
Açailândia - O Diário da Assembleia que circulou ontem (16) trouxe a Resolução Administrativa nº. 1974/2009 que declarou vago o mandato da deputa Graciete Lisboa (PMDB). Restou somente ao presidente da Casa Marcelo Tavares (PSB), convocar o vereador por Açailândia, Irmão Carlos (PSDB), para assumir a vacância do cargo.
Após a renúncia do mandato de vereador, Irmão Carlos tomou posse do mandato de deputado estadual em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Estado.
Irmão Carlos concorreu em 2006 a uma cadeira de deputado pelo PSDB, ficando na segunda suplência. Em seguida deixou o PSDB e concorreu à reeleição de vereador pelo PMN e obteve sucesso.
Quando a primeira suplente do PSDB, Gardeninha, assumiu o mandato, criou-se uma grande expectativa de que Irmão Carlos também pudesse assumir o mandato de deputado, visto que, a deputada Graciete Lisboa, ainda no PSDB, poderia ter seu mandato cassado, ocorrendo mais uma vez a vacância do cargo ocupado pelos tucanos.
Irmão Carlos poderá ter contra si, agora no mandato de deputado, algumas ações por infidelidade partidária, haja vista que, deixou o PSDB e reelegeu-se vereador pelo PMN nas eleições do ano passado. A favor de Irmão Carlos segue o fato de que desde agosto deste ano ele deixou o PMN e retornou ao ninho tucano.
A partir da posse de Irmão Carlos, o PSDB terá trinta dias para exigir o mandato, coisa impossível de acontecer em virtude do mesmo ter retornado ao partido. No entanto, decorrido o prazo de trinta dias o seu suplente, bem como qualquer outro cidadão, poderá solicitar a justiça a perda de seu mandado por infidelidade partidária.
Fonte: oimaranhao
Lei no lixo
fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1
Punição
fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1
terça-feira, 17 de novembro de 2009
CONVERSA NA MANICURE EM ITINGA...
E conversa vai conversa vem chegamos ao nosso assunto predileto. – MARIDOS.
Perguntei então à minha amiga... Por onde o seu marido anda que nunca mais o vi?
No que ela respondeu: - Está para a zona rural com a prefeita visitando uma fazenda...
Eu então perguntei: vocês agora são fazendeiros?
Ela disse: Não, quem comprou a fazenda foi a prefeita municipal, por 400.000 mil reais. Ele foi apenas de companhia com ela...
CALEI – ME. O QUE DIZER?
Fábula De Brecht Tocando de Leve em ITINGA
E disse: precisamos nos conhecer bem
Conhecer bem, apreciar bem.
A galinha apreciou
A galinha foi com o lobo:
Por isso há tantas penas no campo.
Ho, ho…”
foi a o que aconteceu em itinga, quando todos acreditaram em falsas promessas e em lobos difarçados de cordeiros e agora estão no poder massacrando o povo.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Vale Caixão
As civilizações antigas já registravam a preocupação com a morte. No Egito, por exemplo, os faraós construíam seus próprios túmulos, para onde carregavam ainda em vida seus tesouros e seus pertences. Preocupavam-se com a preservação do próprio corpo, magistralmente embalsamados enquanto aguardavam o julgamento de Ozires para a passagem para a outra vida.
Até os escravos, após uma vida de árduo trabalho na construção dos templos, eram enterrados dentro dos mesmos túmulos dos faraós para não desvendarem os segredos dos tesouros ali guardados.
No Maranhão, persiste nos dias de hoje o costume das famílias mais pobres, sobretudo aquelas que vivem no Interior, da aquisição, ainda em vida, do caixão de defunto. Existem funerárias que chegam a oferecer até consórcio de caixão. Essa prática é tão comum que as pessoas acabam convivendo, com muita naturalidade, com a presença do caixão guardado sob o teto das próprias casas.
Em Itinga do maranhão a Câmara de vereadores já provou projeto de lei permitindo a doação de caixão aos defuntos. Mas essa preocupação toda é porque não tem atendimento no Hospital Santa Cristina e a maioria do povo que não pode se deslocar para Açailandia ou Imperatriz morrer e, por isso a LEI de doar caixões, pois é para não deixar o povo com seus entes querido mortos, enquanto se faz propaga política como nome do defunto
É quase certo é que o defunto não ficará desabrigado.
Weverton Rocha será julgado pela Justiça Federal por crime de descaminho
O ex-secretário estadual de Esportes e Juventude epretenso candidato a deputado federal, Weverton Rocha, será julgado pela Justiça Federal em processo no qual é acusado de crime de descaminho. Rocha e seu ex-assessor Cléber Viegas foram acusados de fraude em licitação, patrocínio de interesse privado e obtenção de vantagem indevida em inquérito que investigou irregularidades na implantação do programa federal ProJovem Urbano, no governo Jackson Lago (PDT).
Em 14 de outubro, o inquérito foi enviado pela polícia ao juiz Raimundo José Barros de Sousa, da 9ª Vara Criminal. Em despacho emitido no último dia 4, o magistrado declinou da competência de julgar a ação, alegando que trata-se de crime de descaminho contra a União, já que o ProJovem Urbano é executado com recursos federais. Ao mesmo tempo, determinou o envio imediato dos autos à Justiça Federal.
Para respaldar seu posicionamento, o juiz amparou-se no artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal, que diz que cabe à Justiça Federal julgar “os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesses da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral”.
Assessor do ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, Weverton está em situação difícil. Sua permanência no cargo na condição de acusado por crime contra o Governo Federal é um atentado à moralidade.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Professores de Davinópolis farão greve
Em assembleia realizada na última terça-feira, dia 03, às 9:30 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Davinópolis (SINTEED), a categoria resolveu cruzar os braços. No próximo dia 17/11 (terça-feira), a categoria irá fazer uma paralisação de advertência durante todo o dia, conforme rege a Lei de Greve. Essa decisão foi tomada depois que os trabalhadores aprovaram por unanimidade a paralisação.
Segundo a presidente do SINTEED, professora Raimunda dos Santos Mota, tal atitude se deve à intransigência por parte do prefeito Chico do Rádio (PDT) e de sua assessoria, que segundo ela, até agora se recusam a cumprir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) celebrado com a categoria no último mês de julho. Acordo este que corresponde à Data Base da categoria.
Para a professora Raimunda Mota, o desrespeito da prefeitura para com os servidores da educação já chegou ao limite. "Não podemos mais aguentar tanta intransigência por parte da administração municipal. O que os secretários de educação e administração vêm fazendo com os trabalhadores é um tremendo desrespeito", acrescentou.
Além de descumprir o acordo assinado em julho passado entre município e a categoria, que trata do reajuste salarial e outras cláusulas, a prefeitura há tempos vem descumprindo e negando outros benefícios dos trabalhadores conquistados em acordos anteriores, tais como: quinquênio para quem tem mais de cinco anos efetivo no município; promoção de classe, referente a carga horária e titulação; salário educação para custeio de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado; desrespeito ao quinto dia útil do mês, não pagando os trabalhadores conforme rege a lei; provocando deste modo, um atraso contínuo no pagamento do salário do servidor.
O prefeito Chico do Rádio foi denunciado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho, em Ação de Ajuizamento por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta feito entre o município e a Justiça, referente a pagamento de salários e contratos irregulares. A presidente do SINTEED, professora Raimunda Mota, afirma que o prefeito não se cansa de cometer irregularidades. Para ela, o mesmo já está acostumado a fazer os trabalhadores sofrerem. "O prefeito persiste incorrer no mesmo erro no momento em que descumpre mais uma vez acordos feitos com os trabalhadores", disse.
Ainda segundo ela, o objetivo da categoria não é fazer greve. "Nosso desejo é encontrar uma solução para a crise, não queremos fazer uma greve. Porém, queremos que nossos direitos sejam respeitados pelo município. Agora, caso a gente não encontre uma saída pacífica, a greve será inevitável", finalizou. (Por Ivanildo Alexandre - Da Assessoria)
fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Vete Botelho e o maranhão do sul I I
Fonte: /www.oprogresso-ma.com.br/foradepauta 06/11/2009
Vete Botelho e o maranhão do sul I
A prefeita de Itinga, Vete Botelho, teria criticado “alguns veículos de comunicação” que afirmam que o Maranhão do Sul tem se tornado um projeto eleitoreiro. Pois bem. Há dois anos não se falava em Maranhão do Sul. Agora que se aproxima o período eleitoral, “coincidentemente” voltaram a se lembrar do projeto, inclusive com a realização de encontros em Carolina e Riachão. O deputado Carlos Brandão, que nunca tinha falado nada sobre o assunto, agora cobra a votação do projeto. Vale lembrar que Jackson Lago, sob a alegação de que iria preparar a região para o novo estado, criou a inoperante Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento do Sul do Maranhão. Nada foi feito. Eis que agora a bandeira voltou a ser desfraldada. Como no ano que vem teremos eleições, vai ser impossível separar o Maranhão do Sul da política e da politicalha. Quem viver, verá.
Fonte: /www.oprogresso-ma.com.br/bastidores 06/11/2009
“Navalhados Bandidos” já é sucesso na cidade
Fonte: Blog Décio Sá
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Enfim, os números da pesquisa do PSDB… Roseana continua liderando nas intenções de votos.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Análise - como parte de um levantamento nacional de interesse do partido - foi feita com 2,5 mil eleitores, em todos os 217 municípios maranhenses.
Foi entregue ao presidente do PSDB, deputado Roberto Rocha, em 10 de outubro, e mostrada apenas para alguns privilegiados da oposição.
A governadora Roseana Sarney (PMDB) lidera todas as simulações - foram feitas seis. Já o ministro Edson Lobão (PMDB) é o favorito nas duas simulações de disputa ao Senado.
Aos números:
Governo
Na pesquisa espontânea (quando o eleitor cita o nome de sua preferência, sem que lhe seja apresentada qualquer lista de candidatos), Roseana aparece com 33% das intenções de voto, seguida por Jackson Lago (PDT), com 19%. Flávio Dino (PCdoB) aparece com 6%, Roberto Rocha (PSDB), 2%, José Reinaldo (PSB) e Bira do Pindaré 1% cada.
O cenário da pesquisa estimulada apresentou Roseana Sarney, Jackson, Flávio e o que chamou de “outros candidatos”. Roseana teve 42%, Jackson 25%, Flávio 10% e “outros” 8%. Brancos, Nulos e Indecisos somaram 15%.
No terceiro cenário, foram incluídos também Roberto Rocha, José Reinaldo e Bira do Pindaré. Roseana subiu para 43%, Jackson manteve os 25% e Flávio subiu para 11%. Roberto teve 5% das intenções, Bira 2% e José Reinaldo 1%. Brancos, Nulos e Indecisos cairam para 13%.
No cenário seguinte, o Instituto Análise não incluiu Jackson Lago. As intenções de voto em Roseana subiram para 47%. Dino subiu para 17%, Rocha foi a 7%, Bira a 5% e Tavares a 2%. Nulos, brancos e indecisos somaram 22%.
No quinto cenário, o instituto trocou o nome de Roseana pelo de Lobão mantendo todos os possíveis adversários. Nesse caso, Jackson Lago venceria com 28%, seguido de Flávio, com 16%, Lobão com 13%, José Reinaldo e Roberto com 5% cada um e Bira em último, com 2%. Os nulos e brancos e o total de eleitores indecisos, neste caso, somariam altíssimos 31%.
No cenário seguinte, apenas Lobão, Flávio Dino e Jackson foram apresentados ao eleitor. Jackson ficou coim 30%, Flávio com 19% e Lobão com 15%. O mesmo percentual de 31% foi registrado entre os eleitores indecisos e os que votariam em branco ou nulo.
No último cenário os números apresentados foram os de Flávio Dino, Edison Lobão e Roberto Rocha. O comunista teria 24%, Lobão ficaria com 20% e Roberto Rocha com 10%.
Senado
Na primeira simulação para o Senado foi a pesquisa espontânea: Lobão foi o mais lembrado, com 22%, seguido de Jackson Lago, com 18% e Flávio Dino, com 15%. José Reinaldo foi lembrado por 8% dos eleitores, Roberto Rocha e Bira do Pindaré por 5% e Edison Vidigal por 3% dos entrevistados.
Quando o instituto estimulou a pesquisa o cenário ficou assim: Lobão com 24%, Flávio Dino com 18%, José Reinaldo com 10%, Roberto Rocha com 7% e Bira do Pindaré com 6%. Votos brancos, nulos e os que não souberam responder somaram 35%.
A pesquisa do PSDB foi submetida à cúpula do tucanato maranhense, que decidiu não publicá-la.
Postado por Wilton Lima
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
POVO DE ITINGA FICA COM O VEREADOR RENILSON
Fonte: http://www.tribunadomaranhao.com.br/blog
PREFEITA ELEITA DE ITINGA ASSUME CARGO NO GOVERNO DO ESTADO
Desde a semana passada, ela é secretária-adjunta extraordinária de Articulação com os Municípios da Secretaria de Desenvolvimento do Sul do Maranhão. Vete Botelho foi nomeada em substituição a Marlene Soares Araújo.
Ao que tudo indica, a prefeita eleita deve permanecer no cargo somente até 31 de dezembro desde ano, ou seja, por pouco mais de dois meses. Isso porque, no dia seguinte, deverá tomar posse como chefe do Executivo em Itinga. Resta saber o motivo da nomeação, que já entrou para a extensa lista de aberrações políticas cometidas pela atual gestão.
*As informações são do jornalista Daniel Matos [http://colunas.imirante.com/danielmatos
ITINGA VENDE VAGA PARA COLINAS NA 2ª DIVISÃO
Segundo o jornal O Progresso, de Imperatriz, a prefeita Vete Botelho e seu secretário de Esportes disseram que o Itinga está preparando um time amador para disputar o Copão Maranhão do Sul, a partir do dia 12 de setembro, “Esse time nada tem a ver com a equipe da Onça ou com o futebol profissional”, informou a prefeita ao repórter Dema de Oliveira.
O presidente do Itinga, vereador Ademir Braga, procurado por O Estado, confirmou que o time de Colinas representará o Itinga no Campeonato da Segunda Divisão. O dirigente acrescentou que os jogos do Itinga, ou seja, do Colinas, serão realizados na cidade de Colinas e não no Estádio Ildemar Gonçalves, o Demazão.
“O time do Colinas está treinando há bastante tempo e até já realizou alguns amistosos de preparação para disputar a Segundona”, comentou Braga, acrescentando que passou a responsabilidade da equipe para um cidadão chamado Gladston, que é da cidade de Colinas.
A informação sobre a transferência dos jogos do Itinga para Colinas não chegou à Federação Maranhense de Futebol (FMF). Tanto que a tabela do Estadual da Segunda Divisão, a que foi revisada recentemente, foi divulgada marcando os jogos da Onça para o Estádio Ildemar Gonçalves, o Demazão, na cidade de Itinga.
Multado
O Itinga do Maranhão também tem uma pendência no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Por não ter pago taxas de arbitragens, ainda quando era da Primeira Divisão, a onça foi multada em R$ 7 mil. Para poder jogar na segunda divisão, precisará pagar o débito.
Caso não pague a multa do TJD, o Itinga perderá os pontos de todos os jogos que tiver que cumprir na tabela da Segundona.
O Itinga, o Nacional, de Santa Inês e o Imperatriz foram multados e precisarão quitar as dívidas para que possa voltar a disputar o Campeonato Maranhense na próxima temporada.
Na tabela da Segundona, os dois primeiros jogos do Itinga serão fora de casa. Dia 30, a estréia será contra o Viana, em Viana, e dia 6/9, o segundo jogo será diante do Santa Quitéria, em Santa Quitéria. O primeiro jogo do Itinga, em Itinga, será dia 13/9, contra o Chapadinha.
http://imirante.globo.com/esporte/noticias/2009/08/21
OS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ITINGA FIZERAM UMA MANIFESTAÇÃO
Fonte: http://www.tribunadomaranhao.com.br/blog/