quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Professores de Davinópolis farão greve

Os trabalhadores da educação do município de Davinópolis, a 15 km de Imperatriz, podem a qualquer momento entrar em greve por tempo indeterminado.

Em assembleia realizada na última terça-feira, dia 03, às 9:30 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Davinópolis (SINTEED), a categoria resolveu cruzar os braços. No próximo dia 17/11 (terça-feira), a categoria irá fazer uma paralisação de advertência durante todo o dia, conforme rege a Lei de Greve. Essa decisão foi tomada depois que os trabalhadores aprovaram por unanimidade a paralisação.

Segundo a presidente do SINTEED, professora Raimunda dos Santos Mota, tal atitude se deve à intransigência por parte do prefeito Chico do Rádio (PDT) e de sua assessoria, que segundo ela, até agora se recusam a cumprir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) celebrado com a categoria no último mês de julho. Acordo este que corresponde à Data Base da categoria.

Para a professora Raimunda Mota, o desrespeito da prefeitura para com os servidores da educação já chegou ao limite. "Não podemos mais aguentar tanta intransigência por parte da administração municipal. O que os secretários de educação e administração vêm fazendo com os trabalhadores é um tremendo desrespeito", acrescentou.

Além de descumprir o acordo assinado em julho passado entre município e a categoria, que trata do reajuste salarial e outras cláusulas, a prefeitura há tempos vem descumprindo e negando outros benefícios dos trabalhadores conquistados em acordos anteriores, tais como: quinquênio para quem tem mais de cinco anos efetivo no município; promoção de classe, referente a carga horária e titulação; salário educação para custeio de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado; desrespeito ao quinto dia útil do mês, não pagando os trabalhadores conforme rege a lei; provocando deste modo, um atraso contínuo no pagamento do salário do servidor.

O prefeito Chico do Rádio foi denunciado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho, em Ação de Ajuizamento por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta feito entre o município e a Justiça, referente a pagamento de salários e contratos irregulares. A presidente do SINTEED, professora Raimunda Mota, afirma que o prefeito não se cansa de cometer irregularidades. Para ela, o mesmo já está acostumado a fazer os trabalhadores sofrerem. "O prefeito persiste incorrer no mesmo erro no momento em que descumpre mais uma vez acordos feitos com os trabalhadores", disse.

Ainda segundo ela, o objetivo da categoria não é fazer greve. "Nosso desejo é encontrar uma solução para a crise, não queremos fazer uma greve. Porém, queremos que nossos direitos sejam respeitados pelo município. Agora, caso a gente não encontre uma saída pacífica, a greve será inevitável", finalizou. (Por Ivanildo Alexandre - Da Assessoria)
fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre qual quer matéria postada.
Ou mande sua matéria para e-mail: beminformada.itinga@gmail.com